Prepare-se para a folga: próximos três meses terão feriados prolongados

O calendário de feriados de 2017 é generoso. Depois da tradicional “pausa” para o carnaval, o primeiro semestre traz ainda outras quatro datas que vão permitir dar aquela esticada na folga da escola ou do trabalho. E não será preciso esperar muito por isso. O mês de abril terá praticamente três semanas seguidas com feriados prolongados, se o dia 1º de maio, logo em seguida, for levado em conta também.

As folgas consecutivas começam no dia 14 de abril, sexta-feira, quando se celebra a Paixão de Cristo. A data, com sempre, antecede o domingo de feriado da Páscoa. Exatamente uma semana depois, o calendário nacional traz o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril. A folga será numa sexta-feira e será, de novo, muito bem-vinda para os que tiverem a sorte de emendar com o fim de semana.

E não acaba por aí. O sábado e o domingo seguintes – 29 e 30 de abril – se ligam à segunda-feira em que se comemora o Dia do Trabalho. A data é feriado em vários país e celebrada no Brasil desde 1925.

Se a maré de feriados estendidos não é bem vista pelos setores da indústria e do comércio, que alegam prejuízos por manter as portas fechadas, por outro, o ramo de turismo e lazer está rindo à toa.

Balanço divulgado pelo Ministério do Turismo no início do ano mostra que o tempo extra de folga que o trabalhador terá com os feriados prolongados deste ano vai injetar R$ 21 bilhões no setor. A projeção considerou um acréscimo de 22 dias de folga, quando 10,5 milhões de viagens deverão ser feitas.

Corpus Christi

Fechando o semestre, mais um feriado floreia o calendário de trabalhadores e estudantes. A celebração católica de Corpus Christi, que cai sempre em uma quinta-feira, este ano será no dia 15 de junho. A data, contudo, é de recesso opcional, ou seja, não é todo mundo que vai curtir quatro dias seguidos de descanso.

Feriados em 2017

Confira abaixo feriados e pontos facultativos de 2017 a partir de abril:

14 de abril (SEX):
Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril (SEX):
Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio (SEG):
Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
15 de junho (QUI):
Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro (QUI):
Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro (QUI):
Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
28 de outubro (SÁB):
Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro (QUI):
Finados (feriado nacional)
15 de novembro (QUA):
Proclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembro (SEG):
Natal (feriado nacional)

Fonte: Gazeta do Povo/Angieli Maros